domingo, 20 de março de 2011

Literatura

       Vale a pena fazer leitura de um dos maiores clássicos da literatura mundial: Ilíada, obra de Homero.
      Sobre Homero, autor desta grande obra, nada se sabe a seu respeito, nem sobre sua vida e nem sobre a sua pátria. Sete cidades gregas disputaram a honra de tê-lo visto nascer. Tudo o que dele se afirma é que foi o autor da Ilíada e da Odisséia, que são os dois monumentos da literatura grega, os quais contém, cada um, acima de doze mil versos.
       A Ilíada, talvez a obra prima da poesia épica, é por assim dizer, a bíblia da antiga Grécia. Tem por assunto a narrativa dos combates travados diante de Tróia, pelos gregos, combates que a ira de Aquiles, ofendido por Agamenon, provoca e só tem fim com a morte de Heitor.
      Acredito, que conferir esta obra, é mais do que fazer uma leitura, é antes de mais nada, adquirir conhecimentos.

      "Canta, ó Musa, a ira de Aquiles, filho de Peleu, que incontáveis males troxe às hostes dos aqueus. Muitas almas de heróis desceram à casa de Hades e seus corpos foram presa dos cães e das aves de rapina, enquanto se fazia a vontade de Zeus, a partir do dia em que se desavieram o filho de Atreu, rei dos homens, e Aquiles, semelhante aos deuses." (Ilíada - Homero séc. X a.C.)

domingo, 13 de março de 2011

A atualidade da Filosofia vista por Karl Jaspers

       A Filosofia, segundo Jaspers, deve ser sempre atual, na qual através do pensar eu devo reinventar as coisas e não ficar preso e nem à espera de descobertas feitas pela ciência como conteúdo que determinará o conhecimento, pelo contrário, por meio do pensar devo buscar uma transformação da realidade; constantemente, citando como exemplo, estamos submetidos à diversas mudanças, sejam econômicas, políticas, de relaçoes humanas, etc. e para tais nem sempre estamos preparados para enfrentá-las, no entanto, precisamos superá-las.
       Desta forma, aqui entra o pensar, que como algo característico da Filosofia, nos fará encontrar, ou pelo menos nos mostrará os melhores meios para superar supostas dificuldades acarretadas pela mudanças às quais estamos ou vamos ser submetidos ao longo de nossas vidas. É necessário pensar, se faz necessário pensar, portanto, pensemos e talvés viveremos melhor pensando.

 (Danilo R Macedo)